Iniciou no sábado passado (17/10) a oficina de música e roda de conversa na Associação Acreditar Down, que foi um sucesso!
O som faz parte das nossas vidas desde o útero materno, se não podemos ouvir podemos sentir faz parte da história da humanidade, é uma forma de comunicação, que se traduzem em formas sonoras, transmitindo as sensações, sentimentos e pensamentos entre o som e o silêncio.
Sendo assim a música é uma linguagem universal, através dela todos se compreendem, se expressam, se comunicam, sem diferenças, unidos em um só momento de trocas de conhecimentos, fazendo com que os cérebros realizem milhões de conexões, “em rede”, em função de estímulos sonoros e de coordenação. Será por isso que Platão já afirmava, há tantos séculos, que a música é a ginástica da alma? Enfim, o que se pode concluir é que a música, seja pelo aprendizado de um instrumento, seja pela apreciação, potencializa o desenvolvimento da aprendizagem cognitiva, a m
emorização, o raciocínio abstrato e espacial.
Assim, aconteceu à primeira interação das crianças e jovens que estiveram presentes neste primeiro encontro, onde conhecemos os instrumentos Gaita de botão e o violão, ouvimos, manipulamos, cantamos, dançamos através dos sons emitidos, tentamos reproduzir o ritmo através das palmas, da batida dos pés, e dos passos das danças. Estivemos juntos em uma hora de pura aprendizagem!
Enquanto isso, em outro ambiente as mães, pais, educadores estiveram reunidos em uma “roda de conversa” com a psicóloga Rosane M. Teixeira, falando sobre o tema FAMÍLIA, seus anseios, suas dúvidas, suas angústias e alegrias na caminhada em construção destas famílias, trocando suas experiências, relatando fatos de suas histórias, perdas e ganhos, o luto do filho (a) idealizado, da negação dos fatos, da busca de respostas, do apoio necessário para vencer a questão do preconceito e exclusão social, da busca do outro para dividir toda essa bagagem de vida. Assim nascem às associações as ong´s, para sermos parceiros em uma luta, em prol de um mesmo objetivo, e a busca desta entidade é a inclusão social, por isso ela depende de cada um, juntos somos mais fortes! Não fique fora deste momento, até o próximo sábado, estaremos esperando por você! Dividir conhecimentos é somar aprendizagens! Um abraço fraterno, e até lá!
Greice Pause
Psicopedagoga